Num tempo marcado pelo ‘aqui e agora’, onde o apelo à sexualidade é uma constante, importa que o VII Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual (VII CISES) traga ao palco questões de género e diversidade sexual, prementes no quadro dos Direitos Humanos.
O Congresso que acontece em setembro de 2023, é o sétimo de uma sequência que se realiza, bianualmente, desde 2010, alternadamente em Portugal e no Brasil, nas instituições que alojam um grupo de investigadores/as que trabalham colaborativamente e em rede, em pesquisas sobre sexualidade e educação sexual: Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Universidade de Aveiro (UA), Universidade de Lisboa (UL), Universidade do Minho (UM), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
A finalidade que unifica a realização destes congressos é o estudo da sexualidade como tema multidisciplinar e transversal que se desdobra em várias áreas de investigação e intervenção, entre elas a educação sexual com perspetiva de género. Tendo por base a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND, 2018-2030), o VII CISES pretende estimular o debate e a reflexão, a respeito do papel das mulheres e dos movimentos LGBTQI, temáticas ainda invisibilizadas e silenciadas nos espaços escolares, mas de particular atualidade e relevância, atendendo às (im)posições curriculares, às políticas educativas que urge implementar, à investigação e práticas sobre a igualdade e não discriminação em razão de sexo, orientação sexual, identidade e expressão de género.
O programa do Congresso inclui conferências plenárias, mesas redondas e sessões paralelas de comunicação de trabalhos de investigação e/ou relato de práticas.
Público-alvo
Docentes, investigadores/as e estudantes (de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) de Educação, Saúde, Comunicação, Antropologia, Sociologia, História, Direito, Medicina, Psicologia, Filosofia, Artes Visuais e Performativas, entre outros.
Eixos Temáticos
- A. Sexualidade, Saúde e Direitos Humanos
- B. Sexualidade, Género e Diversidade Sexual
- C. Corpo, Erotismo e Sexualidade
- D. Investigação e Práticas em Sexualidade, Género e Diversidade Sexual
- E. Sexualidade, Género e Media
- F. Sexualidade, Educação Sexual e Formação de Professores/as
- G. Políticas Educativas em Sexualidade, Educação Sexual, Género e Diversidade Sexual