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O I CIRPIE convida profissionais de educação para:

  • Refletir sobre Educação nos vários contextos educativos, numa perspetiva integrada e integradora
  • Refletir sobre a centralidade entre o saber e a aprendizagem em diferentes contextos educativos (formais e não formais) e em diferentes tempos;
  • Promover a articulação entre o ensino e a aprendizagem com foco em práticas contínuas, diferenciadas e participadas;
  • Promover o metaconhecimento sobre práticas, pedagogias, paradigmas de aprendizagem e de avaliação.

Desafiamos, nesta sequência, os investigadores da CPLP para um diálogo alargado de partilha de Saberes e de práticas integradas em contextos educativos (numa perspetiva triangular dialética teoria – prática – investigação) e sobre o seu contributo para o desenvolvimento de competências para o século XXI.

Boas Vindas


Rui Antunes – Presidente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra

Discutir a educação – ainda que num aspeto específico e circunscrito como se pretende fazer com o I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) – é, antes de mais, discutir o futuro e isso sempre foi, como todos sabemos, um desafio enorme. No início do século XX, poucos poderiam antecipar as profundas alterações que se verificaram na educação e na escola – e, contrariamente ao que é frequentemente dito e assumido, a educação e a escola transformaram-se de forma radical nos últimos 100 anos. Hoje sabemos que apenas podemos afirmar, com segurança, que a única certeza sobre a evolução da educação e da escola é que tudo vai mudar profundamente. As perspetivas de desenvolvimento socioeconómico e político, que se afiguram desafiantes e imprevisíveis na Europa e no mundo – e que irão redesenhar o mundo cultural e sociopolítico onde iremos viver –, e a vertiginosa evolução tecnológica que está a redefinir o nosso relacionamento, não apenas com a informação mas, também, com a produção e o uso do conhecimento – veja-se, a título de exemplo, as possibilidades criadas por plataformas como o Chat GPT, na produção de textos, e o DALL-E2, na criação de imagens e, sobretudo, com o que elas fazem antever –, vão ter repercussões inimagináveis na educação, na organização da escola e no processo de ensino/aprendizagem. Mais do que ficar paralisados com esta perspetiva, a nossa missão como educadores exige-nos que avaliemos o que fazemos e já fizemos, e façamos projeções, ainda que conscientes da sua fragilidade, para o que devemos e iremos fazer no futuro. Só assim teremos a capacidade de influir no que virá a ser, efetivamente, esse porvir. O I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação, ao criar condições para juntar num mesmo evento, educadores e investigadores de várias partes do mundo e com diferentes experiências e vivências profissionais é, pois, uma excelente oportunidade para cumprir este desiderato.

Conscientes dos desafios que se colocam aos profissionais de educação do século XXI e da necessidade de olhar para a Educação de forma transversal e integrada, num encontro casual perguntamo-nos: porque não promovermos um espaço de diálogo e de reflexão em torno de questões abrangentes relativas à educação?  

Do desejo comum de promover esse espaço de diálogo aglutinador, lançamos o repto a colegas de outras instituições. Com entusiasmo, o ISPA-Instituto Universitário e vários colegas da Universidade de Coimbra e de instituições de Ensino Superior de Cabo Verde, Brasil e Senegal aceitaram levar a bom porto a empreitada.

É, pois, com grande satisfação que arrancamos com o I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) e vos convidamos a partilhar Saberes e Práticas integradas nos mais variados contextos educativos (formais e não formais) com foco nos contributos que cada um aporta para o desenvolvimento académico e socioemocional da Escola.

Esperamos por vós neste encontro que almejamos ser um espaço e um tempo de partilha de processos transformadores, de transferência de conhecimento, de valorização dos profissionais de educação e dos seus campos de ação num ambiente colaborativo.

Natália Pires e Sofia Gonçalves – Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra/NIEFI
Ana Teresa Brito – Diretora da Escola de Educação (Ispa – Instituto Universitário)

“Reimaginar os nossos futuros juntos” é o título do último relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2021). Este documento, apoiado num processo de consulta global que envolveu cerca de um milhão de pessoas, desafia-nos a celebrar um novo contrato social para a Educação, convidando as instituições de ensino superior a encontrar um espaço partilhado de compromisso para o fortalecimento da educação como bem comum.

Quando o repto para o diálogo e reflexão nos foi lançado pela ESE de Coimbra, sentimos a abertura do espaço de partilha a que o Relatório convida, engradecendo-se com as instituições de ensino superior que se juntaram a nós. 

Nesta pedagogia do encontro, encontramos uma força renovada para a construção dialógica do conhecimento – queremos partilhá-la em Colóquio, na força plena do seu significado, conversando, reflexiva e partilhadamente, sobre os Saberes e Práticas Integradas em Educação que lhe dão nome e sentido.

Que Bom vai ser contar com um espaço de acolhimento, escuta e construção partilhada de conhecimento, neste tempo de incerteza e permanente mudança – como afirma Edgar Morin, se “a missão é impossível a demissão ainda é mais impossível”!

Oradores Convidados